PORQUE UM ARQUITETO PODE TE PRESENTEAR COM UMA VIAGEM?

Muitas pessoas acreditam que o serviço de arquitetura é um gasto desnecessário em uma obra (seja reforma e interiores ou obra civil). Uma pesquisa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) verificou que cerca de 85% da população que constrói ou reforma no Brasil nunca procurou um arquiteto. Motivo? “Não tenho dinheiro sobrando e vou economizar”.

Ledo engano, não estás economizando.

 

O arquiteto é o profissional responsável pelo planejamento de sua obra, do primeiro rabisco à entrega das chaves e à mudança. É unanimidade que o planejamento é o melhor caminho para qualquer negócio, através dele que conseguimos melhores resultados com menores custos. Na execução de sua obra não é diferente, planejar traz economia. Logo, se o arquiteto é quem planeja, o arquiteto traz economia.

DE ECONOMIA

20%

Residência Wenceslau

Concurso Meu Decorado - MRV

Para comprovar a economia que o arquiteto proporciona à obra, precisamos, primeiro, falar sobre como o arquiteto cobra pelo serviço. Cada profissional trabalha de uma forma diferente, mas em geral, o custo do arquiteto gira em torno dos 8% do valor total da obra. Considerando outra pesquisa, a qual mostra que uma obra mal (ou não) planejada tem, em média, 20% de gasto a mais com desperdício ou retrabalho, podemos dizer que o serviço de arquitetura é pago com a economia que esse proporciona, e sobra dinheiro.

Ainda nem consideramos a qualidade que o profissional traz pra a edificação executada. Vantagens não mensuradas de forma financeira num primeiro momento, mas que trazem maior qualidade de vida para o usuário do ambiente. Como? Espaços bem dimensionados, iluminados, ventilados, sustentáveis (que geram menores gastos de manutenção), técnicas econômicas de construção, conforto térmico, valor de revenda, edificação que atende às necessidades do usuário, e outras mais infinitas vantagens que posso citar aqui.

Além dessas vantagens imateriais, o trabalho do arquiteto é o responsável por evitar problemas no decorrer da obra, ou após conclusão dela. Todos nós conhecemos alguém que gastou muito mais que o previsto, e teve que seguir fazendo reforma para corrigir problemas que apareceram com o tempo.

Por fim, consideremos os 20% de economia que o profissional habilitado te traz, o que é possível fazer com esse dinheiro? Tirar umas férias tranquilas, dar de entrada em um carro zero, ou simplesmente não jogar no lixo.

ESCALENO ARQUITETOS ASSOCIADOS
contato@escaleno.com.br
+55 51 99234.4556
Porto Alegre | Rua Felix da Cunha, 315 | Floresta