ESCALENO ARQUITETOS ASSOCIADOS | contato@escaleno.com.br

5 MOTIVOS PARA CONTRATAR UM ARQUITETO

Seja para pequenas reformas ou grandes construções, o arquiteto é o profissional adequado para a realização de um bom projeto. É ele que é capaz de traduzir os desejos do cliente em realidade; ele que vai saber organizar os espaços de forma a atender às necessidades dos usuários. O arquiteto tem o conhecimento técnico e a preocupação estética necessárias para a realização de um trabalho de qualidade, e adaptá-lo ao poder de investimento do cliente.  

E se contratar direto um pedreiro? Não sai mais barato? Esse é o caso de o barato sai caro. Sem um bom projeto e sem um gerente de obras, não há planejamento adequado. Isso pode gerar gastos desnecessários, o orçamento inicial pode não ser suficiente e o espaço construído pode não ser o adequado para o devido fim (seja em relação ao conforto, funcionalidade ou estética). Além disso, tu serias o gerente de obras; e convenhamos, se tu não fores arquiteto ou engenheiro, essa não é tua especialidade. Já imaginaste um advogado fazendo uma cirurgia? No caso da obra seria algo similar.

Para deixar mais claras as vantagens de contratar esse profissional, listamos abaixo alguns motivos para ter um arquiteto em sua construção ou reforma.

1- Planejamento

Planejar é sempre o melhor começo para tudo. Em uma reforma ou construção não é diferente. Ter previsto todo o processo, do projeto ao fim da obra, é um grande passo para respeitar o orçamento sem abrir mão do programa de necessidades desejado.

2-Projeto e Execução

Além de projetar, sabemos como construir. Para projetar algo que seja funcional, que se encaixe em seu estilo de vida, buscamos conversar e entender suas reais necessidades e seus desejos, compreender seus hábitos. Quando iniciado o projeto, temos muito claro o caminho a seguir, sem deixar de se preocupar com a estética do lugar, afinal um dos nossos desejos é que seja um ambiente bonito e agradável de se estar. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, também sabemos construir, fazer obra. É atribuição do arquiteto o gerenciamento da obra, onde ele vai garantir que tudo sairá conforme projeto, de forma organizada, para que se evite gastos desnecessários e atrasos.

Concurso Meu Decorado - MRV

Apartamento WJ

4-Conforto

Conforto térmico, acústico, de iluminação. Quando se projeta se pensa em muitos fatores importantes para que se consiga construir um ambiente agradável e sustentável. O arquiteto elabora um projeto pensando em como vai ser bom ter o sol no inverno, mas também como filtrá-lo no verão. Pensando em como evitar que tua casa seja ruidosa.

5-Valorização

Maior qualidade, menor custo. O arquiteto sabe criar espaços funcionais, confortáveis, em um espaço organizado. Sabe como valorizar a iluminação natural, a ventilação. Sabe aproveitar os pequenos espaços, fazendo-os mais bem aproveitados. Sabe com o fazer e adaptar ao orçamento proposto. Por fim tudo isso valoriza o espaço e o imóvel como um todo.

Ou seja, não vale a pena arriscar. Contrate um arquiteto e urbanista, seja para sua casa nova, para reformar seu apartamento, ou para ambientar sua novo imóvel.