ESCALENO ARQUITETOS ASSOCIADOS | contato@escaleno.com.br

5 DICAS PARA VALORIZAR SEU IMÓVEL

Seja para vender ou para alugar, é notório que um imóvel completo é mais valorizado que um cru. Um apartamento 100% decorado, que inclua até os eletrodomésticos, pode valer até 30% mais que um apartamento padrão, conforme a construtora entrega. E o imóvel semi pronto (piso, box, armários...) pode ser valorizado em até 20%.

O que escolher para atrair interessados depende do público em questão. Normalmente os mais equipados têm um público limitado, pois envolve valores mais altos. Por outro lado um apartamento que já tenha revestimentos e moveis fixos tem uma procura mais ampla, como também se torna mais atrativo. Atualmente ninguém que busca um aluguel quer se envolver com esse tipo de serviço (instalação de mobiliário fixo, de piso, forro...).

O investimento para equipar esses tipos de imóveis variam de 6 a 25%, dependendo dos itens a serem integrados ao apartamento cru. Logicamente é um gasto extra, que se tem antes de haver algum retorno, porém faz com que se concretize a venda ou o aluguel de forma mais rápida, e por vezes até gerar algum lucro em cima disso.

A seguir citaremos algumas dicas para te ajudar a valorizar seu imóvel.

30%

Apartamento GT

Residência Wenceslau

1 - Utilize materiais duráveis e de fácil manutenção​

Materiais de qualidade que sejam fáceis de limpar, que não exijam muita dedicação para manter. Lembre-se de seguir padrões esteticamente neutros, a personalidade ao ambiente será dada pelo novo proprietário (ou inquilino) através da decoração.

2 - Cuide as cores a serem usadas

Se tu estás vendendo ou alugando um apartamento, lembre que nem todos têm gostos similares ao teu. Invista em cores neutras, isso não significa, necessariamente, tudo branco. Cinza, por exemplo, é uma cor, não tão fria como branco, que possibilita que o novo morador decore com uma algo na cor de seu gosto, seja em algum tecido e almofada, ou uma parede adesivada.

3 - Instale Box de Vidro

Box de vidro temperado são os ideais, preferencialmente com portas de correr. São os mais resistentes, são fáceis de mantê-los limpos (diferente de uma cortina), e transparentes, o que proporciona amplitude ao espaço.

4 - Pense a iluminação

A iluminação tem o poder de gerar sentimentos no ambiente. A forma com que ela é tratada pode fazer o mesmo lugar ser ou não ser agradável. Em dormitórios é mais aconselhável investir em luminárias que abafem a luz, com lâmpadas amarelas para gerar maior aconchego e conforto. A temperatura da cor é importante. Na sala de estar a indicação é buscar luzes amarelas, trabalhar com iluminação indireta e abajures... Por outro lado, na cozinha, área de serviço e lavanderia ficam melhores com luminárias fluorescentes brancas.

Concurso Meu Decorado - MRV

5 - Siga traços minimalistas

Formas puras e acabamentos uniformes. O estilo clássico e ornamentado, assim como algumas cores, traduz uma personalidade específica, e não é o caso na hora de alugar o apartamento. Prefira geometrias simples, de cores impessoais nesses casos.

Não significa que ter moveis ornamentados ou com cores fortes seja errado. É apenas algo que se encaixa em um leque menor de personalidade dos moradores. São elementos interessantes quando o projeto de interiores tem um morador específico.

PS - Se atente ás fotografias

Fotos ruins pode passar uma má impressão do local e fazer com que o interessado perca o interesse. Escolha o melhor horário do dia pra tirar as fotos, ascenda as luzes, escolha o melhor ângulo, contrate um profissional.

Estudo para AP. Decorado 

Dito isso, o melhor é ter o auxilio de profissionais capacitados, investir numa consultoria com um arquiteto é o melhor caminho. Nela o investimento é menor que em um projeto arquitetônico, e ainda assim conta com o conhecimento de um profissional. Se tu estás buscando alugar ou vender um imóvel e busca valorizá-lo contate a escaleno, encontraremos o melhor serviço, teremos a melhor solução para ti.